Santo Millenial: Papa Leão XIV proclama Carlo Acutis o novo santo da Igreja Católica

7 setembro 2025

A Praça de São Pedro viveu neste domingo (7) um momento histórico marcado pela fé e pela emoção. Milhares de fiéis, entre eles uma multidão de jovens, participaram da Missa de Canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati. O Papa Leão XIV, visivelmente impressionado com a presença dos jovens, exclamou: “É uma bênção”.

O rito solene teve início quando o próprio Papa inscreveu os dois beatos no álbum dos santos. Em seguida, proclamou oficialmente:

“Os beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis declaramos e definimos como santos e os inscrevemos no catálogo dos santos, estabelecendo que em toda Igreja sejam devidamente honrados entre os santos.”

Durante a homilia, o Papa destacou a preparação espiritual que antecedeu a celebração: “Nós nos preparamos para esta celebração com a oração, com o coração aberto desejosos de receber esta graça do Senhor, e sentimos todos no coração a mesma coisa que Pier Giorgio e Carlo viveram: este amor por Jesus Cristo, sobretudo na Eucaristia, mas também nos pobres, nos irmãos e irmãs. Todos vocês, todos nós, somos chamados a ser santos.”

Leão XIV também dirigiu-se de modo especial à juventude, lembrando o testemunho luminoso de Carlo Acutis: “Carlo era apaixonado por Jesus e pronto a dar tudo por Ele.” Ressaltou ainda que sua canonização é um forte convite para os jovens de hoje: “Não desperdicem a vida, mas orientem-na para o alto e façam dela uma obra-prima.” Inspirado na frase de Carlo, o Papa reforçou: “Não eu, mas Deus.”

A cerimônia contou com a presença dos pais e do irmão de Carlo, Michele, que participou ativamente da celebração ao proclamar a primeira leitura, retirada do Livro da Sabedoria.

O Papa Leão XIV também recordou Pier Giorgio Frassati, que agora, junto de Carlo, passa a figurar no catálogo dos santos da Igreja: um jovem que viveu com intensidade a caridade cristã, servindo os necessitados e levando esperança aos mais pobres.

O dia entra para a história da Igreja como um marco de esperança e inspiração, sobretudo para os jovens, que encontram em São Carlo Acutis e São Pier Giorgio Frassati exemplos vivos de amor a Cristo e de santidade possível nos tempos de hoje.

Compartilhe

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que achou do conteúdo

Comentários