O Silêncio da Saudade e o Sopro da Esperança

3 novembro 2025

Novembro é um mês que nos convida a refletir sobre a vida, a morte e a esperança que nos é oferecida em Cristo. O mês começa com duas celebrações que nos tocam profundamente: o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados. Uma nos aponta o céu; a outra nos faz encarar a condição terrena nos lembrando da fragilidade da existência humana, e de algo que ninguém pode evitar.  Juntas, elas nos fazem contemplar o mistério da vida, da morte e da santidade.

Celebrarmos todos os santos, conhecidos e anônimos, que viveram com fidelidade o Evangelho, nos recorda que a santidade não é privilégio de poucos, mas vocação de todos. Os santos são aqueles que, mesmo em meio às tribulações e falhas, mantiveram os olhos fixos em Cristo.

Este mês é também um convite à reconciliação. Com Deus, com os outros, e com a própria vida. Visitar os cemitérios, acender velas, rezar pelos que partiram, tudo isso nos lembra que somos peregrinos. Que a vida é breve. E que o tempo é um dom sagrado, um presente que Deus nos oferece e que nunca podemos recuperar. Ao entender que nossos dias são limitados, somos convidados a viver com propósito, rever nossas prioridades e buscar o que realmente importa, como disse o Salmista: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 89/90, 12).

A perda de alguém que amamos é uma ferida que não cicatriza com o tempo, mas com a graça. É uma das experiências mais dolorosas que podemos enfrentar. A angústia da perda é um sinal de que amamos profundamente.  Parece que dormimos e acordamos com a dor dentro de nós, e ela nos acompanha onde quer que estejamos e isso faz parte do luto, que é um processo natural, e é importante viver todas as suas fases, reconhecendo a dor que sentimos. Choramos, sim, e devemos chorar. Um dos versículos mais curtos e profundos de toda a Escritura, diz simplesmente: “Jesus chorou.” (Jo 11,35). Diante da morte de Lázaro, mesmo sabendo que o traria de volta a vida, Jesus se comove com o sofrimento de Maria e Marta, e chora.  O Senhor não é indiferente à dor, mas compartilha dela e nos convida a buscar conforto Nele.

Não há vergonha em sofrer.  No entanto, como cristãos, somos chamados a olhar além da dor e da tristeza. A nossa fé nos ensina que a morte não é o fim, mas uma passagem para a vida  eterna, como nos garantiu  Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.” (Jo 11,25-26). Essa é a esperança que nos sustenta. A morte não tem a última palavra. Em Cristo, a vida é mais forte que a morte. Essa fé e certeza não é uma fuga da realidade, mas a força que nos permite enfrentá-la.

Perder é parte da existência. Esperar e acreditar mesmo em meio à dor, é um ato de coragem. E viver, apesar de tudo, é o maior tributo que podemos oferecer àqueles que se foram, mas principalmente aos que estão a nossa volta e a nós mesmos.

Se você está vivendo um luto, saiba que não está só. Deus caminha com você. Que a dor não te endureça, mas te fortaleça. Não ignore a saudade. Mas, também nunca se esqueça da promessa: “Ele enxugará toda lágrima de seus olhos, e não haverá mais morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque as coisas antigas passaram” (Apo 21,4).

Compartilhe

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que achou do conteúdo

Comentários

  • Edina Almeida Oliveira Rodrigues
    Quem confia em Deus. Morrendo é que se vive para vida eterna amém 🙏
  • Susy Maria Helena de Andrade
    O conteúdo é muito estrutivo,pois quem quer ver verá e aquele que não consegue ver mesmo com um conteúdo como esse, realmente precisa repensar na vida que está vivendo. O importante é ler,entender,crer seguir as palavras do pai . Gratidão 🙏
  • Sandra Maria de Matos Leal
    Muitos bom e valioso esse conteúdo. Padre um dia desse eu vi um vídeo dizendo que o único mediador só é Jesus. E do lado uma foto de Nossa Senhora de Fátima. O que vc mim diz padre pois tenho um carinho muito grande por Nossa Senhora
  • Sueli Alves dos Santos
    Muito reconfortante, pois ao longo da minha vida tive várias perdas ,as duas últimas em família meu irmão, irmã e um tio em tão pouco tempo,essas palavras são um alento enorme cada vez que leio!
  • Marlene
    Excelente.
  • Eliane Maria Guimarães
    Que Deus abençoe sempre todos nós
  • Nanci Luísa Cabral Elias Elias
    Deus abencoe excelente reflexao !!! Louvado Seja Deus
  • ELIZABETH APARECIDA MAZEIKA
    Muito bom confortante aos que estão precisando
  • Raimundo Dirceu Siqueira
    É maravilhoso e nos leva a refletir sobre a vida terrena e eterna
  • Cleidimar Alves da Rocha
    Muito rico ,muito bem explicado, graças à Deus, muito obrigado.
  • Maria Arsenia semedo borges
    Padre Reginaldo Manzotte muito obrigado pela essas palavras maravilhosa e faças as pessoas esquecer as coisas triste sô lembro as palavras de Deus obrigado padre Reginaldo Manzotte obrigado meu Deus obrigado todos as tuas équipe de Évanjelisar é preçiso parabems feliçidade padre Reginaldo Manzotte 🌻 🌻 🌻 🌻 🌻 🌻 🌻 🌻 🌻 🌻 um abraço sou cabo verdiana vive em frança Cannes
  • Maria das Graças Marques
    É um conteúdo maravilhoso que enriquece a nossa mente e o nosso coração. Nos aproxima de Deus, de Nossa Senhora, dos Santos, Anjos e Arcanjos.
  • Ideliz peixoto
    Excelente. Mostra que viver o luto faz parte da vida de todos nós
  • Mário Assis Antonio Demczuk
    Conteúdo muito bom que nos anima a viver conforme um(a) autêntico(a) cristão(ã), na esperança de um inolvidável porvir garantido pelo Santo (Deus) a nós.
  • Nassara Thaisma Alves Nascimento
    Muito verdadeiro. Aprendi muito com ele. E logo agora que estou passando pela dor do luto, foi uma mensagem muito importante para mim.
  • Rosa Maria Araújo Honorato
    Gostei foi importante para mim em meu dia a dia Uma reflexão
  • Albertina Peixoto
    Muito bom, nos ajuda a buscar em Deus as respostas que precisamos para sa nossas dúvidas.
  • JANAINA DE JESUS PEREIRA
    Nossa foi com se for pra mim, perder a minha irmã um ano e pouco, até hoje a sensação é com,se ele tiver indo embora esse dia,
  • JUSCELINO A COELHO
    Simplesmente esclarecedor, e muito forte pra quem não é forte na fé.