Na terça-feira, 23 de setembro, o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba, viveu um momento histórico para a fé católica: a acolhida da fac-símile (réplica) de São Pio de Pietrelcina, produzida artesanalmente na Itália pelo artista sacro Antonio Stregapede. A obra é a única no mundo e foi reconhecida com Certificado de Autenticidade.
A programação de acolhida teve início com uma carreata às 11h15, que saiu da Igreja Bom Jesus dos Perdões, localizada na frente da Praça Rui Barbosa, e seguiu até o Santuário. Logo após, às 12h, foi celebrada a Missa Solene em honra a São Pio, presidida pelo Padre Reginaldo Manzotti, marcando a entronização oficial da imagem.
A fac-símile é resultado de quase dois anos de dedicação no ateliê de Stregapede, em Montemilone, na região da Basilicata, Itália. O artista conduziu minuciosas pesquisas junto aos Missionários Franciscanos de San Giovanni Rotondo, responsáveis pela custódia do corpo incorrupto de São Pio. Cada detalhe foi cuidadosamente reproduzido: da madeira da base ao hábito franciscano de lã, das luvas às sandálias, passando pelo crucifixo com medalha de São Bento, até a pintura das chagas e o semblante sereno do santo já idoso.
“Foi uma emoção inesquecível poder realizar essa obra. Sou devoto de São Pio desde a infância e trabalhar nesta réplica foi um processo espiritual profundo, especialmente ao reproduzir o rosto do santo, que exigiu grande delicadeza”, afirma Stregapede.
O transporte da obra, que pesa mais de 200 quilos, exigiu um processo logístico especial desde maio de 2025, quando saiu da Itália até chegar a Curitiba em agosto. Agora, com sua entronização, o Santuário passa a ser referência de devoção a São Pio de Pietrelcina no Brasil.
“Tenho muita devoção e apreço a São Pio de Pietrelcina, um apóstolo das Santas Chagas. Essa imagem fac-símile, vinda direto da Itália, fortalece a fé, a devoção e a piedade popular, que são um caminho de encontro com Deus”, destaca o Padre Reginaldo Manzotti.
Para a Associação Evangelizar É Preciso, fundada em 2005 e que tem São Pio como intercessor, a chegada da fac-símile representa um marco de fé e esperança.
“A entronização da imagem é um rito de alegria e renovação da fé. Será uma oportunidade para os devotos sentirem a presença de São Pio ainda mais próxima, fortalecendo sua intercessão junto a Deus”, afirma a superintendente da Associação, Giane Ribas.
A obra aproxima Curitiba da espiritualidade de San Giovanni Rotondo, na Itália, onde está o corpo incorrupto de São Pio. Mais do que uma réplica, a fac-símile é um convite para que os fiéis mergulhem na vida do santo estigmatizado, reconhecido por seus dons de cura, acolhimento e profunda vida de oração.
Com sua chegada ao Santuário, a expectativa é de que a presença da imagem impulsione novas peregrinações, momentos de oração e iniciativas de devoção popular.
Deixe seu comentário sobre o que achou do conteúdo