De geração em geração, a sua misericórdia (Lc 1, 50)
A família é chamada por Deus a ser testemunha do amor e fraternidade, colaboradora da obra da criação. Seu papel é fundamental na formação dos filhos, já que aos pais é dada a responsabilidade de formar pessoas conscientes e cristãs. Porém, toda a família, principalmente os avós, podem e devem ajudar a gerar indivíduos compromissados com Deus e com o próximo.
Como é edificante uma família que valoriza os avós, nesse caso, todos ganham! As crianças são beneficiadas porque convivem com gerações diferentes, aprendem a valorizar os idosos e mantêm o sentimento de pertença familiar. Alguns estudos indicam até que a convivência com os avós fornece valores sólidos e apoio emocional aos netos.
Em 2020, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e Idosos, celebrado no quarto domingo de julho, próximo a festa dos avós de Jesus, São Joaquim e Sant’Ana. A data é proposta para todos recordarmos e celebrarmos o dom da velhice e daqueles que, antes de nós e para nós, guardam e transmitem a vida e a fé.
Ana era uma mulher estéril e ambos já tinham uma idade avançada e não conseguiam engravidar, mas a fé deste casal foi tão grande, que mesmo em condições inimagináveis para os dias atuais, Deus honrou a perseverança deles, que mais tarde conceberam Maria, a mulher que viria ser a escolhida para ser a Mãe de Jesus.
Assim como aconteceu na história de Joaquim e Ana, para nós é um exemplo de fé, continuamente Deus quer derramar bênçãos em nossas vidas, pois sua misericórdia é infinita. Mas não podemos caminhar sozinhos, Deus se manifesta na história do seu povo e deseja de nós, a compaixão, o respeito mútuo, solidariedade e muitas outras virtudes. Por isso, é tão importante a atenção aos avós e a pessoa idosa que tanto contribuem para nossa formação com sabedoria e experiência.
Então nesse dia mundial dos avós e dos idosos, convido que cada um tire um tempo do seu final de semana para estar com os avós, ouvindo suas histórias, façam coisas juntos!
Deixe seu comentário sobre o que achou do conteúdo
O maior evento católico do Brasil no Rio de Janeiro atingiu sua lotação máxima. A primeira edição do “Celebra Rio – Evangelizar É Preciso – Padre Reginaldo Manzotti”, que será real…